Instituto Brasileiro de Hipnose Ericksoniana

Mitos sobre a Hipnose

 Mas o que é Hipnose? 

Ao contrario de como se pensava, a hipnose não e uma espécie de sono que deixa os indivíduos, mas submissos, pelo contrario, ela vem cada vez mais se tornando uma ferramenta bastante eficaz nos tratamentos médicos, psicológicos e odontológicos.

 A hipnose e um fenômeno natural do ser humano, ocorrendo diariamente em nossas vidas. Pode ser definida como um estado alterado de consciência, onde a pessoa hipnotizada não dorme e nem perde o controle.

A hipnose hoje vem sendo utilizada com bastante eficácia nos tratamentos como:

ESTRESSE

FOBIAS

MEDO

ANSIEDADE

AUTO-ESTIMA

TIMIDEZ

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

DEPRESSAO

PANICO

outros

 Mitos sobre a Hipnose 

Ainda hoje existem vários, porque não dizer muitos mitos e medos sobre a hipnose. Talvez devido ao surgimento da chamada hipnose de palco, ainda em tempos remotos, onde o artista hipnólogo fazia várias brincadeiras e ainda faz, com o sujeito hipnotizado, com o intuito de divertir a platéia, sugerindo de forma muito forte, de que ele, o hipnólogo, tem o poder de controlar totalmente o indivíduo hipnotizado, mistificando assim a hipnose.

Ficar Sobre o Controle do Hipnólogo, Hipnoterapeuta etc.

Hoje, muitas pessoas têm medo de ficar sob o controle do hipnólogo e de fazer coisas as quais ele não faria de maneira alguma. É um medo muito grande e totalmente irreal, porque o indivíduo em transe, não perde nunca o controle, nem é capaz de ficar a mercê do hipnólogo. Ele estará sempre no controle.

Por exemplo, certos filmes mostram que o indivíduo foi hipnotizado e que tempos após ao receber um telefonema, através de um comando pós hipnótico, ele recebe uma ordem para assassinar certa pessoa e sob a hipnose ele cumpre este comando . Isto não tem a menor possibilidade de existir a não ser em filme.

Ficar Preso no Transe

Um outro mito muito grande que observo no dia a dia, e que muitas pessoas tem medo de, por exemplo, se fizer uma regressão etária, ficar presa no transe e não voltar mais para a realidade. Uma inverdade, pois para sair do transe basta apenas que o indivíduo queira sair e abra os seus olhos.

Falar o Que Não Quer

Outras pessoas têm medo de ao entrar em transe, falar sobre algo que não deseja compartilhar com ninguém. Acha que ao ser perguntado sobre determinado assunto, vai dissertar sobre ele, contando seus segredos. É mais um mito, uma lenda, pois a pessoa em transe não fala sobre nada que não quer falar. Ela estará sempre no controle. E, detalhe, na hipnoterapia pouco o paciente fala.

Na Hipnose Nós Dormimos

Errado, no transe hipnótico o paciente não dorme. Ele entra num estado de relaxamento muscular geral, onde seu inconsciente fica mais suscetível a receber e aceitar sugestões, desde que estas estejam de acordo com a sua ética.

Como no transe mais profundo, o paciente apresenta um relaxamento muscular geral, fica imóvel, a sua respiração fica mais compassada, mais lenta, quem observa tem a perspectiva de que ele esta dormindo.

Se o paciente dormir durante o transe, nós terapeutas perderemos o contato e não vai adiantar nada fazermos sugestões.

Hipnose é Coisa de Religião

Muitas pessoas também acham que a hipnose coisa ligada a religião. Não tem nada de verdade nisso. A hipnose é um estado natural do ser humano, que independe desta ou daquela religião.

Durante o Transe Nós Saímos do Ar

Não existe isto de sair do ar, de ficar desligado durante o transe.Você estará sempre no controle, ouvindo e reagindo a tudo que oterapeuta fala. O Que acontece é que existem alguns fenômenos naturais do transe, sendo um deles é que você pode fazer uma amnésia espontânea e não lembrar de nada que ocorreu, porém isto não é muito comum.


Dr. Leonardo G. Barros

Psicólogo Cognitivo Comportamental - Especialista em Hipnose pela Sociedade de Hipnose Médica do Rio

Dr. Leonardo G. Barros
  • Vice Diretor do IBRHE
  • Coordenador de Cursos e Eventos do IBRHE
  • Pós Graduação em Hipnose Clínica
  • Membro da ASBH (Associação Brasileira de Hipnose)
  • Membro da SOHIMERJ (Associação de Hipnose Médica do Rio de Janeiro)
  • Coach Ericksoniano
  • Practitioner em Programação Neurolinguística
  • Professor do IBRHE
  • Professor de Hipnose do INEP
  • Professor de Hipnose no INSTITUTO PENNAFORT
  • Co-autor do Livro "Hipnose Ericksoniana para Principiantes"
  • Co-autor do Livro "Manual de Auto Hipnose"
Copyright © 2012 IBRHE - Instituto Brasileiro de Hipnose Ericksoniana. Todos os direitos reservados.
Centro Empresarial Nova América - Sala 352 - Shopping Nova América - Del Castilho - RJ
Tel: (21)3083-1947 | Fax: (21)3083-1948