Instituto Brasileiro de Hipnose Ericksoniana

Hipnose Condiciona para Provas e Concursos

Outra alternativa para os estudantes é procurar a hipnose ericksoniana. Médico, hipnoterapeuta, professor de Hipnose do curso de pós-graduação em Hipnose Clínica e diretor do Instituto Brasileiro de Hipnose Ericksoniana (Ibrhe), o Dr.Gilberto G Barrose o Psicólogo Leonardo G. Barros, atendem em seu consultório estudantes que se preparam para o vestibular ou para concursos. Trata-se de uma ferramenta que pode ajudar alunos nervosos durante a prova,elevando concentração, controle emocional e técnicas de memorização com ampliação da capacidade de raciocínio.

Folha Dirigida - O que é hipnose clínica? 

Gilberto Barros - Quando se usa a hipnose para tratar um problema físico ou psicológico, chamamos o processo de hipnose clínica. A hipnose clinica é um processo de comunicação inter-pessoal. Na hipnose clínica, o terapeuta vem a ser o componente específico que permite que a experiência subjetiva do cliente seja alterada para que assim a influência terapêutica aconteça. No contexto terapêutico, ela ajuda o cliente a atingir metas individuais ao aceitá-las como possíveis e atingíveis.

Folha Dirigida - No senso comum, as pessoas associam a hipnose à imagem de uma pessoa em transe diante de um pêndulo. O senhor poderia apontar quais são as diferenças da hipnose clínica e o que acontece realmente com os pacientes?

Gilberto Barros - Antigamente, na chamada hipnose clássica, isto acontecia, pois procurava-se fazer o cliente fixar os olhos em um determinado ponto ou no pêndulo para que cansasse a vista. Após o Dr. Milton Erickson (1901-1980), a chamada Hipnose Ericksoniana tem como base focalizar a atenção internamente e relaxar a pessoa para ela ficar mais sensível a sugestões. Neste estado de relaxamento, se rodarmos um eletroencefalograma, ele mostrará um predomínio de ondas alfa, que são ondas cerebrais de baixa amplitude. Elas oscilam na faixa de 8 a 13 ciclos por segundo. Neste estado, o cliente fica mais suscetível a aceitar sugestões, desde que estas não venham a ferir a sua ética.

Folha Dirigida - De que forma ela pode ajudar pessoas que estão se preparando para o vestibular ou para um concurso específico?

Gilberto Barros - A hipnose é uma poderosa ferramenta e pode ajudar as pessoas que estão se preparando para um concurso das seguintes maneiras. É comum um bom aluno em sala de aula que na hora da prova ou de um concurso fica nervoso e não consegue raciocinar ou entender com facilidade o enunciado das perguntas. Nesta situação, o estudante faz uma péssima prova. Através da hipnose nós conseguimos fazer com que este aluno na hora da prova permaneça calmo, sob controle total, livre para raciocinar e relembrar o que foi estudado. Além disso, o nosso inconsciente pode ser comparado por analogia com o HD de um computador. Tudo que a pessoa leu ou estudou está arquivado neste "HD" e através da hipnose fica mais fácil acessar este conteúdo aí arquivado. Na hipnose ericksoniana nós utlizamos tudo aquilo que o paciente nos traz. É uma terapia feita sob medida e, através de várias técnicas, nós preparamos o estudante para que ele faça uma prova com calma, serenidade, com capacidade para raciocinar e relembrar o que ele estudou.

Folha Dirigida - Como é feita, especificamente, a preparação para o vestibular ou para um concurso?

Gilberto Barros - Através de sessões de hipnoterapia, de várias técnicas, de vários tipos de sugestões e metáforas. Preparamos este aluno para que ele tenha calma e capacidade de raciocinar durante a prova, além de usarmos também âncoras, para que ele as utilize na hora da prova ou concurso. Nós podemos usar a hipnose e a auto-hipnose com a finalidade de fixar o conteúdo estudado.

Folha Dirigida - Durante quanto tempo o aluno deve fazer essa preparação? Quantas sessões são recomendadas?

Gilberto Barros - Não existe um tempo específico, pois cada caso é um caso. Em geral, gosto de trabalhar um mês antes do referido concurso, sendo que a ultima sessão deve ser de um a dois dias antes da prova.

Folha Dirigida - A hipnose é feita individualmente ou pode ser feita em grupos?

Gilberto Barros - Ela pode ser feita dos dois modos. No início é importante que seja individualmente. Depois podemos separar os casos mais parecidos e fazer em grupos.

Folha Dirigida - A partir de sua prática profissional, quais avanços os vestibulandos têm conseguido com a hipnose?

Gilberto Barros - Os resultados são excelentes. Mas não posso deixar que os alunos pensem que a hipnose faz milagres. O aluno tem que estar bem preparado. O que nós fazemos é dar condições para que o aluno tenha calma, tranqüilidade, capacidade de raciocínio, para ler, entender e responder as questões.

Folha Dirigida - A hipnose pode ser feita a partir de que idade? 

Gilberto Barros - Minha experiência com hipnose começa com crianças a partir de 8 anos. Exitem colegas que trabalham com crianças menores.

Folha Dirigida - A hipnose é recomendada também para tratar problemas de aprendizagem? 

Gilberto Barros - Sim, a hipnose também é recomendada para o tratamento de dificuldades de aprendizagem, como falta de atenção nas aulas e falta ou baixa capacidade de concentração nos estudos.

Serviço

www.ibrhe.com.br


Dr. Gilberto G. Barros

Médico, formado em 1975 pela Faculdade de Medicina de Valença - hipniatra há 17 anos.

Dr. Gilberto G. Barros
  • Pós-graduação em Hipnose Clínica
  • Practitioner em Programação Neurolinguística
  • Diretor do IBRHE(Instituto Brasileiro de Hipnose Ericksoniana)
  • Membro Diretor da ASBH (Associação Brasileira de Hipnose)
  • Membro da SOHIMERJ (Sociedade de Hipnose Médica do Rio de Janeiro)
  • Professor do Curso de Pós-Graduação em Hipnose Clínica da SOHIMERJ
  • Professor de Hipnose do IBRHE
  • Professor de Hipnose do INEP
  • Autor do Livro "Hipnose Ericksoniana para Principiantes"
  • Autor do Livro " Manual de Auto Hipnose".
Copyright © 2012 IBRHE - Instituto Brasileiro de Hipnose Ericksoniana. Todos os direitos reservados.
Centro Empresarial Nova América - Sala 352 - Shopping Nova América - Del Castilho - RJ
Tel: (21)3083-1947 | Fax: (21)3083-1948