Instituto Brasileiro de Hipnose Ericksoniana

HIPNOSE NOS ESPORTES

A hipnose ainda é hoje no Brasil, vista com muitos medos, mitos, preconceitos, como ligada a religião, isto, em todas as classes, inclusive na classe médica e psicológica.  Ela existe  desde a antiguidade.  No século XVIII e XIX, uma grande maioria dos médicos famosos trabalhavam com a hipnose.  Infelizmente com o advento da hipnose circense, ela começou a cair em desuso, apesar de ser uma maravilhosa ferramenta para médicos e psicólogos, com uma gama variada de utilização, inclusive nos esportes, sem contra-indicações e sem efeitos colaterais.

A hipnose é muito útil, no treinamento de atletas, tanto de atividades individuais, como em atividades de grupo ( times de futebol, vôlei, basquete, etc).  Este recurso já vem sendo utilizado em vários países do chamado primeiro mundo, como por exemplo, cita Galina Solovey,  médica russa que trabalhava com hipnose, em seu livro Hipnose de Hoje, que na antiga União Soviética a hipnose era usada em larga escala com atletas olímpicos. 

Mas como a hipnose pode atuar junto ao esporte?  Há muito tempo aquela famosa frase ? o importante é competir? deixou de ser tão importante no meio esportivo pois hoje, o importante mesmo é conseguir bons resultados e estar no topo da modalidade esportiva escolhida e, para se conseguir isto, temos visto a sofisticada tecnologia de laboratórios sendo usada no estudo dos recursos fisiológicos dos atletas e de aparelhagens modernas para melhorar a performance física pois os atletas estão sempre em busca constante de conquistar e se manter no pódio, de quebrar recordes, de se superarem cada vez mais.  E a frenética busca por melhores resultados,  de superação de si mesmo, tendem a causar stress, fadiga, um cansaço físico e mental, que as vezes vem impedir os atletas de alcançarem seus objetivos pois os atletas durante as competições sofrem uma grande pressão psicológica o que gera um intenso stress. A Hipnose ajuda na forma de lidar com essas pressões proporcionando uma tranqüilidade maior, e levando a um melhor desempenho no máximo de sua capacidade.  Esse equilíbrio emocional trará reflexos altamente positivos no corpo, o que resultará em um melhor desempenho físico e emocional.

Através de várias pesquisas, sabe-se que para a nossa mente (inconsciente) existe uma semelhança muito grande entre o ato de se praticar uma atividade esportiva, qualquer que seja, e apenas imaginar profundamente, que está praticando esta mesma atividade esportiva.   Através da hipnose nós mantemos, durante o transe, o atleta com sua atenção intensamente focada na sua imaginação ? como se ele estivesse praticando aquela atividade esportiva -  seria como se ele estivesse vivenciando realmente aquela atividade esportiva, em todos os seus detalhes.  Logo, o corpo responderá a partir dos pensamentos que brotarem da sua mente e, esta poderá agir com uma maior excelência, dependendo das informações por ele recebidas e, na hipnose, pode-se munir este atleta com novos conhecimentos permitindo a ele um alto desempenho e melhores resultados.

A Hipnose hoje não pode mais ser considerada como um coadjuvante mais sim como uma das mais poderosas ferramentas no potencial do desenvolvimento humano, pois corpo mente  atuam em simbiose.  Para se obter bons resultados nos esportes, ambos têm que estar em perfeita harmonia.

 


Dr. Gilberto G. Barros

Médico, formado em 1975 pela Faculdade de Medicina de Valença - hipniatra há 17 anos.

Dr. Gilberto G. Barros
  • Pós-graduação em Hipnose Clínica
  • Practitioner em Programação Neurolinguística
  • Diretor do IBRHE(Instituto Brasileiro de Hipnose Ericksoniana)
  • Membro Diretor da ASBH (Associação Brasileira de Hipnose)
  • Membro da SOHIMERJ (Sociedade de Hipnose Médica do Rio de Janeiro)
  • Professor do Curso de Pós-Graduação em Hipnose Clínica da SOHIMERJ
  • Professor de Hipnose do IBRHE
  • Professor de Hipnose do INEP
  • Autor do Livro "Hipnose Ericksoniana para Principiantes"
  • Autor do Livro " Manual de Auto Hipnose".
Copyright © 2012 IBRHE - Instituto Brasileiro de Hipnose Ericksoniana. Todos os direitos reservados.
Centro Empresarial Nova América - Sala 352 - Shopping Nova América - Del Castilho - RJ
Tel: (21)3083-1947 | Fax: (21)3083-1948