Instituto Brasileiro de Hipnose Ericksoniana

Qualidade de Vida

Muito se fala em qualidade de vida, ouço com bastante frequência pessoas falando e postando em redes sociais o quanto gostariam de ter uma melhor qualidade de vida.

Eu pergunto a você leitor:

O que você está fazendo para ter esta qualidade de vida?

Quanto tempo do seu dia você consegue se dedicar a você?

Quantas coisas você faz durante o dia, durante a semana ou até mesmo durante o mês, que são realmente para você?

Reconheço que nos dias de hoje, que são sempre tão corridos, onde não temos mais tempo de ver o tempo passar, sofremos pressões de todos os lados, no trabalho com prazos e metas a serem cumpridas, em casa com nossas responsabilidades e obrigações de pai, mãe, filho, namorado, noivo, melhor amigo, etc., as nossas próprias pressões pessoais que muitas vezes não conseguimos dar conta e passamos a viver de modo sedentário, desenvolvendo muitas vezes doenças como obesidade, o estresse, ansiedade, depressão, aparecem os medos os fantasmas que muitas vezes ninguém conseguem entender, mas e enquanto tudo isso ocorre as contas continuam chegando em nossa caixa de correspondência aumentando ainda mais nosso desespero, fazendo com que tudo isso, se torne um ciclo onde não conseguimos controlar a nossa alimentação que em muitas vezes ou melhor na maioria das vezes se tornou neste momento a nossa única fonte de prazer dificultando assim todo o seu tratamento e ou tentativa que você fez para emagrecer, e ao mesmo tempo diversos pensamentos passam pela sua cabeça, muitas vezes pensamentos auto destrutivos, de incapacidade, de impotência,  parecendo que todas as possibilidades de uma vida mais saudável com aquela qualidade de vida que sempre sonhou está cada vez mais distante.

Eu digo pra você que sim, você pode mudar todo este quadro e conquistar a tão sonhada qualidade de vida pois como sempre digo a meus pacientes você e somente você, é responsáveis pelas suas escolhas por isso é importante ponderar as suas escolhas, já que é você que carregará sozinho o peso destas escolhas que fizer.

É preciso parar por alguns instantes e dedicar um tempo a você, um tempo para que você consiga dizer o verdadeiro sim e o verdadeiro não, pois quantas vezes dizemos sim querendo dizer não? Dizer o verdadeiro sim e não, significar olhar pra você mesmo com amor respeitando seus limites, seja ele físico ou mental. Dedicar um tempo a você, significa também, evitar aquelas conhecidas doenças somáticas onde as questões e pressões da mente, afetam diretamente sua saúde, como pressão alta, infartos etc.

Mas até quando você vai continuar vivendo em sofrimento? Somos totalmente responsáveis por nossas escolhas e consequentemente somos responsáveis pelo peso que carregamos em nossos ombros devido a estas escolhas que fazemos. Cabe agora, você decidir como você quer viver daqui pra frente, e qualquer dificuldade fale com agente.


Dr. Leonardo G. Barros

Psicólogo Cognitivo Comportamental - Especialista em Hipnose pela Sociedade de Hipnose Médica do Rio

Dr. Leonardo G. Barros
  • Vice Diretor do IBRHE
  • Coordenador de Cursos e Eventos do IBRHE
  • Pós Graduação em Hipnose Clínica
  • Membro da ASBH (Associação Brasileira de Hipnose)
  • Membro da SOHIMERJ (Associação de Hipnose Médica do Rio de Janeiro)
  • Coach Ericksoniano
  • Practitioner em Programação Neurolinguística
  • Professor do IBRHE
  • Professor de Hipnose do INEP
  • Professor de Hipnose no INSTITUTO PENNAFORT
  • Co-autor do Livro "Hipnose Ericksoniana para Principiantes"
  • Co-autor do Livro "Manual de Auto Hipnose"
Copyright © 2012 IBRHE - Instituto Brasileiro de Hipnose Ericksoniana. Todos os direitos reservados.
Centro Empresarial Nova América - Sala 352 - Shopping Nova América - Del Castilho - RJ
Tel: (21)3083-1947 | Fax: (21)3083-1948