Instituto Brasileiro de Hipnose Ericksoniana

COMO A HIPNOSE MÉDICA PODE AJUDAR O TRATAMENTO DA OBESIDADE?

COMO A HIPNOSE MÉDICA PODE  AJUDAR O TRATAMENTO DA OBESIDADE?

Não tenho interesse de falar hoje sobre os problemas estéticos da obesidade, apesar de ser um fator importante para quem está acima do peso.

Quero falar sim, sobre os problemas  que o excesso de peso podem provocar com certa frequência na saúde das pessoas, que considero muito mais importante do que os problemas estéticos  e sobre as possíveis causas da obesidade.

O excesso de peso era há alguns anos atrás, considerado apenas um problema estético. Hoje, ainda o é porém, a OMS considera como uma doença de cunho mundial, na qual a maioria dos países está preocupado com o crescimento da obesidade de forma acentuada, a qual faz aumentar os gastos públicos com os as doenças ocasionadas pela obesidade.

Mas o que é a obesidade?  Obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia (calorias) na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a ingestão de energia (calorias) alimentar é maior que o gasto energético correspondente.  Esta é a definição mais simples  que a maioria das pessoas usa para definir a obesidade.

Na realidade a obesidade é uma doença que depende de vários fatores para se desenvolver, como a genética da pessoa, fatores culturais e étnicos, estilo de vida e hábitos alimentares, depressão, fatores psicológicos como ansiedade, baixa estima, solidão, carências, angustias, traumas, vivencias problemáticas passadas, decepções, insegurança, necessidade de defesa, muitas vezes preenchidas com ingestão inadequada de alimentos, doenças como hipotireoidismo,  etc.

A obesidade é determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) que é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). O resultado revela se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado.

Classificação do IMC:

Menor que 18,5 Abaixo do peso

Entre 18,5 e 24,9 - Peso normal

Entre 25 e 29,9 - Sobrepeso (acima do peso desejado)

Igual ou acima de 30 - Obesidade.

As possíveis complicações da obesidade são:  diabetes tipo 2, o aumento de gordura no sangue (triglicerídeos e colesterol), esteatose hepática (gordura no fígado), hipertensão arterial,  infarto,  osteoartrose, aumento da incidência de cálculos biliares, dispnéia de esforço, apnéia do sono,  depressão, a obesidade também está relaciona  a maiores taxas de certos  tipos de câncer.

Sobre o que escrevi acima, pergunto: ?Só uma dieta de baixas calorias vai resolver este problema de excesso de peso? Apena uma dieta de baixas calorias associada a uma atividade física, vai resolver a obesidade??  Realmente a pessoa obesa irá emagrecer e depois, conseguirá permanecer magra?  Com certeza não.  Porque ela cuidou apenas da ingestão e da queima calórica.  Tratou das causas que faz esta pessoa a comer excessivamente?  As causas que faz ter compulsão alimentar? Não!  Então o que acontecerá?  Voltará a engordar.

A pessoa que tem excesso de peso ou obesidade não deve querer emagrecer de forma rápida, de um mês para outro.  Deve lembrar que não ganhou peso de um mês para outro.  Isto veio ocorrendo gradativamente, até que como se diz na gíria: ?a ficha caiu?, aí esta pessoa resolve, toma a iniciativa de que precisa e quer emagrecer, porém deve lembrar que este emagrecimento acontecerá  de forma gradual e não rapidamente.

É neste caso que a Hipnose Médica ou a Hipnose Médica associada a Psicologia pode ser de grande utilidade, pois vai procurar descobrir qual é ou quais são as causas que está levando o paciente a engordar e através de várias técnicas da hipnose, tratar estas causas e promover o emagrecimento de uma forma saudável  e definitiva.

                                                                                                                                                                     

                Para maiores informações entre em contato pelo e-mail ibrhe@ibrhe.com.br

 

                                                                                                                                                                     Dr. Gilberto G. Barros


Dr. Gilberto G. Barros

Médico, formado em 1975 pela Faculdade de Medicina de Valença - hipniatra há 17 anos.

Dr. Gilberto G. Barros
  • Pós-graduação em Hipnose Clínica
  • Practitioner em Programação Neurolinguística
  • Diretor do IBRHE(Instituto Brasileiro de Hipnose Ericksoniana)
  • Membro Diretor da ASBH (Associação Brasileira de Hipnose)
  • Membro da SOHIMERJ (Sociedade de Hipnose Médica do Rio de Janeiro)
  • Professor do Curso de Pós-Graduação em Hipnose Clínica da SOHIMERJ
  • Professor de Hipnose do IBRHE
  • Professor de Hipnose do INEP
  • Autor do Livro "Hipnose Ericksoniana para Principiantes"
  • Autor do Livro " Manual de Auto Hipnose".
Copyright © 2012 IBRHE - Instituto Brasileiro de Hipnose Ericksoniana. Todos os direitos reservados.
Centro Empresarial Nova América - Sala 352 - Shopping Nova América - Del Castilho - RJ
Tel: (21)3083-1947 | Fax: (21)3083-1948