Instituto Brasileiro de Hipnose Ericksoniana

Emagreci e agora?

     Como aqui no Brasil temos a cultura da balança, podemos afirmar que um dos grandes problemas de quem vence o ponteiro da balança é manter o ponteiro da balança no lugar desejado. Penso, entretanto, que mais correto seria dizer: “um dos grandes problemas de quem vence os números do manequim e atinge o manequim desejado é manter-se neste número. Constato em meu consultório que é muito grande a quantidade de pessoas que volta a engordar (e o número do manequim sobe - ou os ponteiros da balança se movem) e elas perguntam sempre: “Por que isto acontece comigo?” Trago aqui algumas dicas.

    Primeiro, é importante se conscientizar que você está mudando seus hábitos alimentares. Portanto, nunca diga que está fazendo dieta para emagrecer porque esta palavra em geral é  associada a um castigo. Sabemos hoje, que o que falamos tem um enorme poder sobre nossas ações, pois toda ação começa com uma palavra pensada. Quando você – através de uma dieta -  atinge o manequim desejado, a dieta acaba e, acabando, você retorna aos seus hábitos alimentares antigos e consequentemente, volta a engordar. Por isso, é muito importante  compreender que você está promovendo uma  mudança nos seus  hábitos alimentares  para  emagrecer e  conquistar  melhor qualidade de vida e de saúde.

     Outro ponto a destacar é em relação ás atividades físicas. Se você começou a se exercitar  para auxiliar no processo de emagrecimento, não pare após conseguir chegar ao peso desejado. Continue praticando para manter a forma. Tome consciência disso.

       Lembre-se que manter a forma depois de ter conseguido emagrecer, não significa se privar de alguns alimentos para o resto da vida.  Você vai poder comer todos os alimentos que desejar, porém com moderação, comendo com prazer e com o estomago - não com os olhos -  e, depois, retornar aos seus novos hábitos alimentares, pois o importante é manter a gangorra equilibrada.  Ela não pode pender apenas para um lado, ou seja, para o acúmulo de calorias.  É necessário que haja uma estabilidade entre a ingestão e a queima de calorias.

    Outros dois vilões para que você volte a engordar são o estresse e a ansiedade. No mundo globalizado e competitivo em que vivemos hoje, é praticamente impossível conseguirmos viver longe deles. O importante é aprender a controlá-los.

    Atualmente existem várias formas para auto gerir  a ansiedade e o estresse como a psicoterapia, as técnicas de relaxamento e principalmente através das técnicas de auto-hipnose, que além de bem mais barata,  também ajudam em vários outros aspectos da vida e é uma poderosa ferramenta de auto ajuda. A Auto-hipnose pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer lugar e dispensa a presença de um hipnólogo.

    Então, respondendo a pergunta inicial – Por que voltei a engordar? – porque você se descuidou. E se você achar que sozinho é difícil e precisar de ajuda, conte comigo.


Dr. Gilberto G. Barros

Médico, formado em 1975 pela Faculdade de Medicina de Valença - hipniatra há 17 anos.

Dr. Gilberto G. Barros
  • Pós-graduação em Hipnose Clínica
  • Practitioner em Programação Neurolinguística
  • Diretor do IBRHE(Instituto Brasileiro de Hipnose Ericksoniana)
  • Membro Diretor da ASBH (Associação Brasileira de Hipnose)
  • Membro da SOHIMERJ (Sociedade de Hipnose Médica do Rio de Janeiro)
  • Professor do Curso de Pós-Graduação em Hipnose Clínica da SOHIMERJ
  • Professor de Hipnose do IBRHE
  • Professor de Hipnose do INEP
  • Autor do Livro "Hipnose Ericksoniana para Principiantes"
  • Autor do Livro " Manual de Auto Hipnose".
Copyright © 2012 IBRHE - Instituto Brasileiro de Hipnose Ericksoniana. Todos os direitos reservados.
Centro Empresarial Nova América - Sala 352 - Shopping Nova América - Del Castilho - RJ
Tel: (21)3083-1947 | Fax: (21)3083-1948